24 março 2011

VOLTA AS AULAS


FLORAIS DE BACH


As Essências Florais de Bach originais podem ajudar crianças, adolescentes, pais e professores a enfrentar a volta à escola
A volta às aulas costuma despertar os mesmos sintomas nas crianças.
Os pequenos sofrem, muitas vezes, por achar que os pais vão abandoná-los na escola. Outros são tímidos e têm dificuldade em fazer novos amigos.

Há ainda os que se acham inferiores e perdem o tempo que deveria ser dedicado ao estudo com a dificuldade de serem aceitos.
Entre os adolescentes, os problemas também aparecem, principalmente quando ele acabou de mudar de escola ou repetiu o ano. Problemas até mais sérios, como hiperatividade, agressividade e uso de álcool e outras drogas podem aparecer, o que leva os pais e os educadores a se preocuparem – e com razão. Para equilibrar o organismo de crianças e adolescentes, transformando o estado negativo no qual estão em estado positivo, é aconselhável um tratamento natural e sem contra-indicações à base de Florais de Bach originais.
“A intenção do tratamento com os Florais é equilibrar o organismo e devolver a auto-estima e autoconfiança aos estudantes. Os Florais não substituem o tratamento convencional nos casos mais graves, mas eles são uma terapia complementar e seus resultados podem ser sentidos em um período entre duas e seis semanas”.

Algumas situações nas quais os Florais de Bach podem ser indicados: Indisciplina infantil – Quando o problema da criança é manha, birra, agressividade. Quando a criança for ditadora, que quer impor suas vontades a qualquer custo.
Indisciplina do adolescente – Quando a indisciplina vier do estado negativo da preguiça ou da indolência. Ansiedade, rebeldia sem causa, problema de um adolescente chantagista, que usa as emoções para atingir os outros.
Criança desligada – As crianças com estes sintomas dificilmente prestam atenção por muito tempo em alguma coisa, são distraídas e desligadas, vivendo sempre no ‘mundo da lua’. Elas também perdem ou esquecem seus pertences com facilidade, têm mil idéias e não finalizam nenhuma delas... Para elas, usamos os florais que as fazem ‘ancorar’, sair do estado negativo do desligamento ampliam a concentração, e trabalha a atenção.
Criança impulsiva – Dá respostas precipitadas antes mesmo de as perguntas terem sido feitas. Primeiro age, depois pensa no que fez. Tem dificuldade em aguardar sua vez, interrompe e se mete no assunto dos outros. Não tem paciência para ouvir instruções até o final, demonstra irritabilidade. Com floral indicado, vai acalmar e estimular a cumprir sua tarefa sem pressão.


Baixo rendimento – Criança inteligente, ágil e criativa, mas com baixo rendimento escolar, o que a deixa com baixa auto-estima. Na fase de alfabetização, tem dificuldade de falar e escrever, troca letras e confunde p, q, b, d. Para elas, é indicado o floral, que vai dissolver o sentimento de inferioridade e o medo do fracasso.
Criança rebelde – Dá respostas precipitadas, não aceita ser contrariada, geralmente ganha no grito, manifestando agressividade, nervosismo, intolerância. Em contrapartida, o comportamento doce e carinhoso se manifesta em seguida. Por não lidar bem com suas emoções, na adolescência pode buscar nas drogas uma forma de aliviar suas turbulentas emoções. Indicado o Floral que vai aquietar a mente e despertar serenidade.

Criança rebelde – Quando o problema aparecer porque a criança tem a necessidade de se vingar por qualquer motivo. Se o problema for tirania, quando a criança quer que sua vontade prevaleça a qualquer custo.


Problemas com álcool ou outras drogas – Pensando no fato de que o abuso de álcool ou de qualquer outra droga pode ter por detrás uma atitude compulsiva, podemos indicar o floral para conter impulsos. Quando o problema acontece por vontade fraca, porque neste caso a pessoa não sabe dizer não, existe o Floral que ajuda no fortalecimento da vontade. Caso o problema seja que o adolescente se deixa influenciar pelo grupo o Floral pode ajudar a não se deixar influenciar e lhe proteger.
Falta de ânimo frente ao ano que começa – O floral é indicado aqui, pela falta de energia vital, dando a impressão de ‘tanque vazio’. Mas, se falta energia para trabalho, mas tem para o lazer, o floral é aquele que lhe dá mais energia pela manhã. Existem essências que auxiliam muito por falta de ânimo no sentido de total apatia.Falta de interesse por ter mudado de escola – Para uma boa para adaptação. Se o problema é dificuldade de aprendizagem por estar disperso. Quando o indivíduo não aprende com seus erros.
Medo do primeiro dia de aula – O aluno está ‘enfrentando’ a escola pela primeira vez. Na cabecinha dele, passam várias situações de medo, como aquela em que ele se vê abandonado na escola para sempre... Lidar com as fantasias infantis pode ser mais fácil se usarmos as Essências Florais, que trata a sensação de perda. Também para as crianças que ficam paralisadas por traumas.Aos irritadiços, com os florais acalmam. E aos que perdem o controle, como aqueles que fazem xixi na calça e em casos de choro compulsivo.Outros sentimentos podem ser tratados também. Para o medo de coisas desconhecidas, Para situações de pânico ou terror.
Não saber dizer não – Se a criança tem dificuldade de dizer não – um caso comum é o da criança que ‘doa’ seu lanche ou material aos colegas.
Rejeição – Crianças ou adolescentes podem ter medo de ser rejeitados. Para tratar o problema com os Florais de Bach, é preciso antes descobrir a causa da rejeição. Veja alguns exemplos:Quando sente que a culpa pela rejeição é dela mesma. Quando se sente impura, ou acha que tem algum problema como cheiro estranho, obesidade, cabelo diferente, usa óculos, enfim, algo relacionado à estética. “As crianças costumam ser cruéis umas com as outras, apontando características como se fossem defeitos. O sentimento de inadequação leva crianças e adolescentes ao sofrimento”.
Problemas de adequação – Aos que mudam de escola ou para aqueles que estão desestimulados porque terão de repetir o ano – e estarão sem sua turma e para os que fogem desta realidade.
Timidez – Quem tem dificuldade de fazer novos amigos ou tem medo de coisas conhecidas – como relacionamentos interpessoais que terão de ser iniciados na escola.
Alerta os pais e professores: “É preciso entender o problema de maneira muito natural, entendendo que existe uma dificuldade de ordem emocional e não física, que pode facilmente ser tratada como uma terapia complementar: a Terapia Floral. Muitas vezes, utilizamos uma terapia agressiva sem necessidade, é preciso buscar primeiro a harmonia individual”.Caso seja diagnosticada uma patologia, como déficit de atenção, bipolaridade, depressão, compulsão etc., o indivíduo deve ser acompanhado por um profissional da área e utilizar a terapia floral como complemento para tratar o emocional.
“Os Florais de Bach não tratam as doenças nem substituem o tratamento convencional. Essa terapia trata dos estados de ânimo em desequilíbrio”.

Nenhum comentário: